sexto sentido

segunda-feira, março 13, 2006

Cultura de Feirante



Fui hoje à Feira do Relógio. Não tenho frequentado muito as férias nos últimos anos.
Já nem me lembrava que numa feira consigo vestir-me dos pés à cabeça por 50 euros, e ainda ficar com uns trocos para comprar uma alface fresquíssima e comer a bela da bifana.

Porém, o barulho, os gritos dos feirantes e a multidão cansa-me e faz-me seriamente pensar até que ponto não prefiro gastar o dobro numa loja normal... desde que não seja um shopping ao fim de semana que vai parar ao mesmo.

Fui supreendida pela dificuldades dos feirantes em calcular os trocos (entenda-se sem máquinas de calcular). Uma das contas era 25€ + 10€. A Moça, de etnia cigana, vira-se para o colega ao lado e pergunta: Quanto é 25 € + 10 €? E ele hesitou... pensou... e depois respondeu acertivamente: 35 €. Mas chocou-me a dificuldade da moça cigana em concretizar tão básico raciocínio.

Mais à frente um kg de manga 2,50 € + uma caixa de morangos 3 €. Dei o valor de 5,50 € (aparentemente o valor correcto) e recebo o troco de um euro: menina, deu-me um euro a mais... eu confirmei os valores: "2,50 € + 3 €?" "Sim", respondeu-me a feirante, 4,50 €. "...olhe que não, que é 5,50 €" - disse eu. "Oh menina, acha que eu não sei fazer contas?? 2,50 € + 3 € = 4,50€" e despachou-me, tinha mais gente por aviar. E eu fui... com um euro a mais.

E saí da feira triste, por perceber a Iliteracia dos feirantes, representativa do nosso povo. Preferia não terficado com o euro a mais... o qual investi numa caneca na bancada mais à frente, não fosse essa uma das minhas manias.