sexto sentido

quarta-feira, março 17, 2004

A caixinha mágica

Como bloguista que sou e assumo, costumo, tal como todo o bom bloguista, dar uma volta pela vizinhança e ver como as coisas andam. Visito um ou outro blog, não tantos como queria (mas, também, a blogosfera está tão grande que é impossível conhecer todos os habitantes), mas aqueles que num ou noutro momento me fazem rir (e são tantos), me fazem reflectir (e também são tantos), me entretêm (são imensos).
Há blogues muito engraçados, feitos por artistas que deveriam estar num qualquer palco de stand-up comedy. Verdade! Ontem conheci um do género. Já visitaram a Lili? Esta mulher é digna de um palco.
Enfim, há blogues para todos os gostos. A blogosfera democratizou-se, e ainda bem. Há os intelectuais, os politicos, os do contra, os a favor, os do sporting, os do benfica, os do porto, os do norte, os do sul, os metálicos, os betinhos, os ordinários, os inocentes, os carinhosos, os agressivos, os..., os... (desculpem, mas não vou por links que dá muito trabalho e agora estou sem tempo).
A escolha é dificil. Diria mais, a selecção é dificil. Nem o Filipe Scolari conseguiria fazer uma equipa só de 11 com tantos jogadores.
Mas, bom, o que me fez hoje falar sobre blogues, foi a secção comentários.
Esta secção misteriosa, esta caixinha que se abre num clique e que nos reserva tantas surpresas (não falo do meu, que como já referi em posts anteriores é apenas lido por mim, pela minha parceira bloguista M e por mais duas ou três pessoas que de vez em quando aqui caiem - sempre benvindos, claro -, mas este é o preço de querer um blogue anónimo e de não divulgar). esta caixinha misteriosa é muito interessante. Eu surpreendo-me sempre quando vejo certos blogues terem 200, 300 comentários num só post. O caso de Sofia e Sebastião é paradigmático. Eles não precisam de escrever nada para terem 600 comentários.
Como é que isto acontece? Fácil! A caixinha mágica transformou-se num fórum, num chat, num msn, no que lhe queiram chamar, porque eu de tecnologia não percebo nada, admito.
Formou-se um grupo de amigos, que diariamente consultam o blog, que deixam a sua opinião, às quais os autores respondem na mesma caixinha mágica. Assim temos o Pastor (que também já me visitou ;), a Arminda, o Bufas, a Joana, o Pedro, o Nuno, a Cris, a Patricia e desculpem se estou a esquecer alguém. Um grupo de amigos cibernéticos (ainda não percebi se alguns se conhecem pessoalmente), que diariamente ali deixa as suas mensagens, numa tentativa de fuga ao stress, de fuga ao trabalho, de partilha e de humor.
Também eu já lá deixei o meu comentário ao qual o Sebas (como é tratado pelos amigos da caixinha) me respondeu.
É interessante, os blogues estão-se a transformar. O diário já não é o que era, deitou-se a chave fora e abriram-se as folhas para os amigos.

Bom e por hoje já chega. Deixa-me cá ir dizer aquele pessoal que estou a falar deles aqui no Sextosentido!

Boa estratégia de marketing, não?

C