sexto sentido

segunda-feira, março 22, 2004

A minha amiga Sara




Estava eu no secundário quando uma nova colega entrou na turma. Chegada de um meio mais rural a uma escola citadina, depressa foi rejeitada pela turma. E por achar tremenda injustiça, tornei-me mais próxima dela e tornámo-nos grandes amigas.

Ela sempre teve um jeito muito extrovertido de ser, é natural por isso que a tenha apresentado a outros grupos de amigos. Era muito impulsiva e já tinha tido situações com ela em que claramento pela sua expontaniedade me prejudicou ou me deixou em situações muito desconfortáveis.

Mas o facto de eu saber de todos os seus problemas familiares e da sua falta de amigos, e todos os problemas que tinha com os empregos de onde era sucessivamente dispensada ou despedida sem justa causa faziam-me sempre tolerar coisas que jamais tolerei a outra pessoa.

No entanto, esta semana foi uma avalanche de revelações que me deixaram não surpreendida mas muito triste. Num fim de semana em que a convidei (e patrocinei) uma actividade de aventura que efectuei com diversos amigos do meu namorado, ela desata a falar mal de mim a elas. Isso criou um certo desconforto no dia seguinte e uma certa arrongancia, vinda dos amigos do meu namorado que eu não comprrendi e inclusive ignorei.

Mais tarde esclarece-se a situação, as amigas do meu namorado dão-me a entender o que se passou. Acabaram por me confessar que vistas bem as coisas, não lhe deram grandes créditos porque o seu comportamento pouco equilibrado, em diversas situações, naquele fim de semana, as fez perceber que algo se passava de errado com ela que, claramente fala com grande raiva de mim e que sucessivamente nesse fim de semana (e sem eu dar conta disso, porque sempre considerei que agia com ingenuidade) empurrava uma outra moça para o meu namorado.

Nunca ligo a essas situações... porque confio na pessoa com quem estou.

Mas juntam-se as comadres e descobrem-se as verdades, e o meu namorado acabou por perante a situação me contar que nos últimos meses a Sara lhe andava a ligar todos os dias a avisar que eu ainda não tinha terminado bem a relação com o ex e que haviam uns encontros imediatos à vista e que ele que abrisse os olhos. Criou tais situações em que a relação ficou por um fio, porque eu o achava desconfiado e controlador...

Enviou-me ontem uma mensagem "Mariana, convido-te a sairmos as duas junta até à praia esta semana... sabes que gosto mt de ti :*". Respondi "Hoje não posso, Tenho compromissos. Bjs". Não sei se lhe vou dizer algo... fiquei demasiado magoada com ela, porque somei outras situações que, afinal, justificavam todo o colidir desta semana e que lhe fui desculpando face à inocencia, impulsivade e espontaneadade de que era dotada a Sara.

Não lhe consigo perdoar desta vez... não creio ter sido só desequilibrio... houve maldade também... parece uma cena de telenovela, mas é verdade... Andei enganada até hoje e muitas vezes a defendi perante amigos que me tentaram alertar para o facto de que me deveria afastar dela.

Porquê "Amiga" Sara?... Consegues imaginar o quanto que estas coisas nos magoam? Qual era o teu intuito? Porque essa raiva??

Porque temos nós gente desta no nosso mundo? Como é possivel? O que lhes vai na mente? Prejudicar quem mais gosta deles? Porquê?