sexto sentido

segunda-feira, janeiro 26, 2004

O Tuga na FIL

É impressionante! O Português na FIL é algo de assustador, mostra o lado mais negro da faceta humana. Vê atentamente os brindes oferecidos pelos diversos stands e quando não os vê pergunta se não teem nada para oferecer. E se os expositores estão distraidos, as pessoas aproveitam para levar a quantidade máxima possível.

Assisti a uma cena que não pensei que pudesse acontecer. Como expositora, tive necessidade de ir até ao armazém do stand, quando me voltei, reparei que dois velhotes com mais de sessenta anos tiravam um molho de rebuçados (em cima da mesa) e fugiam. Estes senhores, já com uma certa idade, tinham a noção de que estavam a proceder mal, mas como teoricamente a expositora não estava a ver, não fazia mal. E cenas como estas passaram-se com colegas minhas expositoras que relataram-me episódios idênticos.

Que mentalidade é esta? De querer recolher tudo o que consegue, como se os rebuçados, os bolinhos ou as canetas fossem bens escassos e de elevado valor? Tenho vergonha, tenho grande vergonha deste comportamento que muitas
vezes caracteriza o português.

Até nos casamentos e festas de aniversário o tipico gesto de guardar no bolso, me escandaliza.

Como é que é possivel??

M